Para quem está começando no patins, aqui vão algumas dicas sobre os modelos.
A escolha do patins é de extrema importância, pois este é o instrumento primordial para uma boa aprendizagem. No entanto, é importante saber qual modelo é melhor para quem está começando.
As botas dos patins podem ser hard boots (bota dura) ou soft boot (bota macia).
As hard boots, normalmente tem botas feitas de plástico reforçado.
Enquanto as soft boots podem ser de tecido, couro ou plástico
PATINS HARD BOOT (BOTA RÍGIDA)
É o Patins de bota rígida, seu material é composto por plástico reforçado que envolve toda a bota interna do patins, pode ser indicado para quem está começando no Slalom pois a bota sustenta a torção criada pelas manobras.
Existem vários modelos com Soft Boot, desde os patins de iniciantes até aos patins utilizados por atletas de Slalom, Slide e Free Jump.
Geralmente de pano, vinil ou outro material como Mesh (tecido em tramas abertas que facilitam a ventilação).
É um patins que se ajusta aos pés e são mais “moles” do que os hard boots.
Tipo 1 - Fitness / Recreação
Patins iniciante Soft Boot, é o patins com material mais “mole” para se acomodar perfeitamente ao seus pés e tornar confortável, porém, deixa o patins muito instável para Slalom.
Patins com modelo Soft boot é o patins com material macio que agarra bem aos pés, seu Cuff é rígido e dá suporte ao tornozelo, este tipo de patins te permite que você tenha maior movimento e não deixa o seu pé torcer de forma drástica.
É o patins top de linha, geralmente se encaixa na linha profissional de Slalom, Slide e Free Jump.
Seu material é mais leve e preciso, pois se agarra bem aos pés. Por ser um patins profissional de Slalom, seu acolchoado é duro para se moldar ao pé, o laceamento pode demorar um pouco mas quando estiver totalmente laceado, o patins praticamente se “transforma” em seu pé.